O que saber antes de comprar um barco

O que saber antes de comprar um barco

Pensando em comprar um barco? Confira esses itens e saiba como adquirir o modelo ideal.

Comprar um barco é sinônimo de liberdade. Afinal, você poderá desfrutar de experiências únicas de vida que jamais poderiam ser obtidas de outra forma. Esse também é o sonho de muitas pessoas, mas que somente poucos conseguem concretizar.

Entretanto, para que esse sonho não vire dor de cabeça, é importante se atentar a alguns fatores antes de comprar barco. Da mesma forma que um carro, a embarcação precisa atender a alguns requisitos para que ela proporcione satisfação total ao dono.

1. É preciso de carteira náutica para pilotar barco

Para pilotar qualquer tipo de embarcação, você precisará ter uma carteira de habilitação, chamada de habilitação náutica. Esse documento é emitido pelas Capitanias dos Portos, órgão emissor da Marinha do Brasil e os cursos acontecem em escolas náuticas.

Semelhante a CNH, existem diversas categorias de habilitação náutica, cada uma delas é referente ao tipo de embarcação que poderá sem comandada e a distância que o condutor poderá navegar.

São elas:

  • Veleiro: apto para conduzir embarcações a vela sem propulsão a motor, nos limites da navegação interior;
  • Motonauta: apto para conduzir moto aquática nos limites da navegação interior;
  • Arrais-Amador: apto para conduzir embarcações nos limites da navegação interior, exceto moto aquática;
  • Mestre-Amador: apto para conduzir embarcações entre portos nacionais e estrangeiros, nos limites da navegação costeira, exceto moto aquática;
  • Capitão-Amador: apto para conduzir embarcações entre portos nacionais e estrangeiros, sem limite de afastamento da costa, exceto moto aquática.

Existe a opção de não tirar a habilitação, mas, nesse caso, será preciso contratar um marinheiro profissional que, além de pilotar a embarcação, fica responsável pela limpeza e serviço de bordo.

2. Qual a finalidade do barco

Há diversas opções no mercado, por isso, compreender os objetivos da embarcação é fundamental para que se escolha o modelo ideal. Será para pesca, viagens, passeios esporádicos, passeios frequentes…

Por exemplo, se o intuito é ter um barco para pesca, será preciso uma embarcação grande para guardar os objetos. Já se a ideia é viajar com a família, será preciso um barco com suítes confortáveis.

Além disso, existem modelos mais específicos para passeios em águas doces e outros para águas salgadas, assim como barcos que podem navegar em ambas. Outros itens a considerar são modelos com ou sem cabines, movidos a vela ou a motor, etc.

3. Conferir toda a documentação

Independentemente se o barco comprado for novo ou usado, é importante conferir se a embarcação possui todos os documentos em dia. Esse cuidado evita transtornos futuros e gastos com multas. Por isso, sempre exija:

  • Nota fiscal do motor e casco do barco;
  • Manual original do proprietário;
  • Termo de responsabilidade de construção;
  • Garantia;
  • Termo de alienação (para barcos financiados);
  • Recibo de compra e venda.

4. Itens necessários e onde deixar o barco

Para que a navegação aconteça de forma segura, alguns itens e equipamentos precisam ser adquiridos, podendo, ou não, já vir com a compra do barco. Entre eles, boia, lanterna, GPS, radar, sinalizador, coletes salva-vidas e binóculo.

Também é preciso saber o local que seu barco ficará “descansando” em segurança entre uma aventura e outra. Barcos pequenos normalmente cabem na garagem de casa, precisando apensas de uma carreta para transportá-lo.

Já embarcações de maior porte podem ficar alojadas em iate clubes, que podem até mesmo já oferecer serviços de limpeza e manutenção. Isso nos leva ao último tópico.

5. Manutenção periódica e conservação

Semelhante a um carro, ao comprar o barco é preciso saber que esse meio de transporte requer cuidados periódicos para conservá-lo por mais tempo e evitar despesas com reparos mais complexos. Isso inclui a limpeza, manutenção do motor e parte elétrica, retirar o combustível parado, investir em pisos adequados para dar mais segurança e conforto, etc.