5 ensinamentos essenciais para o navegador iniciante

5 ensinamentos essenciais para o navegador iniciante

Após comprar a primeira embarcação, a primeira coisa que queremos é navegar.

É aí, em alto mar, que surgem as primeiras dúvidas práticas para o navegador iniciante. Este é um processo normal, pelo qual todos passamos. Portanto, não é preciso desanimar!

Para auxiliar os navegadores de primeira viagem, preparamos este pequeno guia. A seguir, você irá conferir dicas essenciais para garantir o melhor passeio possível:

5 lições que todo navegador deve saber ao embarcar

1. Conheça o local do passeio

Ao estudar sobre navegação, você certamente aprendeu a estar sempre atento durante a viagem. Porém, recomendamos que este hábito seja estendido para antes de sequer entrar na embarcação.

Antes de iniciar o passeio, busque saber ao máximo sobre o local onde você irá realizar o percurso. Se preciso, vale até falar com moradores locais sobre a região.

Entenda em que áreas as águas são calmas, e conheça as partes turbulentas. Através de aplicativos, é possível conferir a previsão do tempo, do vento e até conferir mapas do local.

Além de facilitar sua viagem, esta atitude diminui o risco de imprevistos. Portanto, é vital para a sua segurança e dos seus tripulantes. 

2. Garanta a segurança de todos os tripulantes

Antes de sair, é fundamental conferir sua embarcação

Essa ação deve ser feita independentemente da frequência com que você usa seu barco. Nunca saia sem avaliar o nível de combustível e as baterias, para evitar problemas em alto mar.

Caso você esteja viajando com alguém, a segurança desta pessoa é de sua responsabilidade. Garanta que há um salva-vidas para todos que estão a bordo, e tenha cuidado com a velocidade durante o passeio.

Ao acelerar, certifique-se que todos estão sentados. Um navegador iniciante deve buscar manter velocidade constante, principalmente ao transportar outras pessoas. 

Certifique-se se algum membro da tripulação está fazendo a primeira viagem de barco. Se for o caso, prefira um passeio devagar e curto, para evitar enjoos. Caso aconteça algum mal-estar, será possível retornar rapidamente.

3. Mantenha estabilidade distribuindo o peso corretamente

Um erro comum entre iniciantes é a má distribuição de peso dentro da embarcação. Isso causa instabilidade, prejudicando o desempenho — principalmente em modelos pequenos. 

Nunca deixe toda sua carga empilhada num canto. Antes de navegar, certifique-se de que tudo está organizado, e faça uma boa distribuição. 

Caso seu barco seja equipado com “flaps”, você pode usá-los para manter o equilíbrio. Basta usá-los na parte oposta ao excesso de peso para que o equipamento nivele o casco.

4. Durante a noite, cuidado redobrado

Em um passeio noturno — planejado ou imprevisto —, diversos fatores merecem atenção redobrada. 

O primeiro é a velocidade. A sua embarcação não possui freio, portanto é imprescindível que você reduza a velocidade pelo menos na metade. Isso reduz o risco de acidentes graves.

Outro fator fundamental é o cuidado com a iluminação. É necessário utilizar as luzes de navegação noturna. Porém, elas nem sempre são o suficiente para iluminar seus arredores. 

O macete é entender que, quanto menos luz a bordo, melhor seus olhos irão se adaptar à luminosidade de fora. 

Use as luzes vermelhas para iluminar o posto de comando, já que elas são as que menos ofuscam. Também vale reduzir ao máximo a iluminação dos equipamentos ao seu redor.

5. Saiba sobre as prioridades na hora de desviar das embarcações

No mar, assim como nas estradas, há um código de prioridade entre embarcações. Na hora de desviar, segui-lo é a forma mais prática de realizar a ação com segurança e cordialidade.

A seguir, confira as principais questões a serem lembradas ao encontrar outra embarcação:

  • Todos os barcos desviam de navios, já que seu tamanho pode impedir a visualização;
  • Jets e lanchas sempre desviam, pois são menores e mais ágeis;
  • Entre duas embarcações pequenas, quem vêm pela direita têm preferência;
  • Entre dois veleiros, a prioridade é de quem está com a vela para a esquerda; 
  • Entre dois veleiros com a vela à esquerda, a prioridade é de quem está a sotavento;
  • Em um canal, mantenha-se sempre à direita, como em uma via de mão dupla.

Em tempo: na navegação, não se fala “direita” ou “esquerda.” Os termos usados, respectivamente, são “boreste” e “bombordo.”

Caso você fique na dúvida, desvie. Mesmo se a prioridade for sua, é melhor contar com sua intuição do que colocar sua segurança nas mãos de outro navegador.

Muitos aprendizados só vêm com a experiência. Por isso, nossa principal dica é: continue navegando. Sempre. 

Quer saber mais dicas e truques indispensáveis para todo navegador? Então conheça agora nosso blog!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s