Navegação em mar aberto ou interior: veja qual é a melhor para você

Navegação em mar aberto ou interior: veja qual é a melhor para você

Seja qual for a sua escolha, saiba como navegar com conforto e segurança

Passear de lancha ou iate é sempre uma boa prática para relaxar, apreciar bons momentos na companhia de amigos e familiares e renovar as energias durante algumas horas ou dias longe da vida corrida das grandes cidades.

No entanto, esse privilégio não é apenas para quem mora no litoral ou nas cidades próximas à costa leste, mas também para quem vive no interior, próximo a rios, lagos, baías e represas. Nesse último caso, trata-se de outro estilo e experiência náutica, chamada navegação interior.

Contudo, é preciso atenção, pois há algumas diferenças importantes para quem deseja se aventurar em águas doces ou salgadas. Confira:

Diferenças entre a navegação em mar aberto e interior

As principais diferenças entre os dois estilos de navegação estão no fluxo da água, no estilo de passeio escolhido e nas especificações técnicas de cada uma. Confira!

  • Navegação em mar aberto: são consideradas as navegações em águas desabrigadas, sendo chamada de navegação costeira (quando vai até 20 milhas náuticas a partir da costa) e navegação oceânica (quando ultrapassa a distância de 20 milhas náuticas da costa).

Em ambos os casos, é necessário que a embarcação seja conduzida por um comandante habilitado, mesmo que amador, sendo necessária a habilitação mínima de mestre-amador para navegação costeira e de capitão-amador para navegação oceânica.  

Navegar no mar é naturalmente mais agitado, devido às ondas, à marola e à própria densidade da água, além, claro, das questões climáticas como o vento. É mais comum para quem procura um passeio mais radical, mas também é possível aproveitar para um passeio mais tranquilo. Devido à densidade da água, esse tipo de passeio exigirá menos do motor da embarcação.

  • Navegação interior: são chamadas as navegações em águas abrigadas. Nesse tipo de navegação, também é necessário que o barco seja comandado por alguém habilitado na categoria amador, sendo elas: veleiro (com autorização para conduzir pequenas embarcações à vela sem motor); motonauta (podendo conduzir motos aquáticas) e arrais-amador (liberado para conduzir quaisquer embarcações dentro do limite interior).

A navegação interior costuma ser mais tranquila, uma vez que as águas são mais calmas e com pouca correnteza. É uma boa experiência para curtir com a família, principalmente com as crianças.

Nas águas doces, será necessário aumentar a potência do motor devido à densidade da água, o que é importante saber para escolher o modelo de lancha ou iate mais adequado.

Em ambos os casos, em mar aberto ou no interior, é possível aproveitar o momento para fins de lazer e/ou esportivos, mas sempre respeitando a legislação local quanto a possíveis restrições de atividades ou velocidade.

Cuidados com a embarcação para cada tipo de navegação

Considerando a finalidade recreativa desse tipo de navegação, é mais comum que os apreciadores deem preferência por embarcações de médio porte, com medida entre 5 e 24 metros de comprimento; ou ainda as embarcações miúdas, com comprimento menor que 5 metros – ou superior, mas com algumas especificidades.

Tanto as embarcações de médio porte quanto as miúdas são indicadas para a navegação interior e a marítima. Porém, é preciso estar atento às exigências legais quanto aos itens de segurança que devem ser adotados em cada modelo.

Além disso, considerando os acabamentos e acessórios escolhidos, também é necessário observar o uso da embarcação para escolha de itens decorativos, acessórios e revestimentos. É preciso conferir se eles são resistentes aos efeitos da maresia, do sal, do calor e da umidade, apenas para citar alguns exemplos.

Um dos itens decorativos é a teka utilizada para o piso interno e externo. Nesse artigo (clique aqui) explicamos a diferença entre a teka sintética e a de madeira, destacando os benefícios de cada uma. Confira.

Todos os detalhes precisam ser pensados com muito cuidado para que o passeio seja confortável e seguro.

Navegar em mar aberto ou interior: já fez a sua escolha?

As duas formas de navegar, certamente, proporcionam experiências únicas e muito prazerosas para todos que desfrutam desses momentos de maior contato com a natureza.

Para tornar essa experiência ainda mais especial, a Kapazi desenvolveu uma linha específica para o setor Náutico, com opções de pisos, tapetes e acessórios que proporcionam total segurança e resistência, seja em água doce ou salgada.

Aqui no site da Kapazi Náutica você encontra produtos de altíssima qualidade e com designs variados para deixar sua lancha, barco ou iate combinando com o seu estilo.

Acesse o site da Kapazi Náutica, escolha o produto que deseja, compre on-line e receba no seu endereço em qualquer lugar do Brasil.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s