7 cuidados que você deve ter antes de velejar

7 cuidados que você deve ter antes de velejar

Descubra quais são os principais cuidados que um bom capitão deve ter com sua embarcação para garantir a segurança de todos ao velejar.

Se você chegou até aqui, com certeza concorda quando dizemos que velejar é uma das aventuras mais prazerosas que existem. Participar de regatas, conhecer novos lugares e aproveitar as belezas dos litorais de todo o mundo é simplesmente incrível.

Porém, essa atividade também vem acompanhada de muitas responsabilidades. Afinal, um bom capitão é responsável pela segurança de todos os tripulantes. E para que a viagem seja realmente proveitosa, é fundamental ter alguns cuidados antes de velejar.

Verificar a habilitação

Você provavelmente já sabe disso, mas é sempre bom reforçar. Para poder conduzir uma embarcação, é fundamental ter a habilitação indicada para o barco que será utilizado durante o passeio. Atualmente, existem 5 modalidades: veleiro, motonauta, arrais amador, mestre amador e capitão amador. Confira a seguir qual é a mais indicada para o seu passeio.

  • Habilitação Veleiro: indicada para quem pretende conduzir embarcações simples, como a vela, que não possuem propulsão a motor e se manterão dentro dos limites interiores.
  • Habilitação Motonauta: indicada para a condução de moto aquática em navegação interior.
  • Habilitação Arrais Amador: indicada para quem deseja conduzir embarcações nos limites da navegação interior. Não inclui moto aquática.
  • Habilitação Mestre Amador: permite a condução de navegações em portos nacionais e estrangeiros, porém dentro dos limites da navegação costeira. Não inclui moto aquática.
  • Habilitação Capitão Amador: essa habilitação permite a condução de embarcações entre portos nacionais e estrangeiros, sem limite de afastamento da região costeira. Não inclui moto aquática.

Conhecer bem a embarcação

Essa dica vale para todos os tipos de barcos. Independente se você pretende velejar ou passear com outros tipos de embarcações, é fundamental conhecê-la bem. Ter um barco confiável e conhecer sua autonomia são os primeiros passos para garantir a sua segurança e a de todos os seus convidados.

Uma das coisas mais importantes de se fazer antes de sair para velejar é fazer uma vistoria na vela. Certifique-se de que não há nenhum rasgo ou problemas na costura. E se houver, envie para o conserto o quanto antes. Afinal, se os pequenos defeitos forem detectados com antecedência, eles serão consertados com maior facilidade.

Entretanto, se o problema for um pouco maior e você notar que o tecido está frágil, provavelmente não será indicado realizar reparos. Nesses casos, é possível que seja necessário trocar todo o tecido. Porém, vale ressaltar que se a vela for bem cuidada, ela pode te acompanhar por muitos anos. Sendo assim, quanto menos ela bater, melhor.

Encha os tanques

Mesmo que você planeje realizar um passeio curto, é fundamental estar com os tanques cheios. Inclusive, o recomendado é que você tenha combustível suficiente para ao menos 10 dias. Dessa forma, se ocorrerem imprevistos, você não ficará na mão.

Verifique os equipamentos

Um dos cuidados mais importantes antes de velejar é se certificar de que a embarcação conta com todos os equipamentos essenciais e que eles estão funcionando perfeitamente. Isso vale para cintos, coletes, rádio VHF, SSB e GPS.

Não esqueça de também incluir na lista uma carta local de passeio, para marcar a posição do barco a cada 3 horas. Além disso, é fundamental ter na embarcação itens de primeiros socorros. Lembre-se de deixá-lo em um local de fácil acesso, para casos de emergências.

Checar o clima

Mesmo que o seu passeio seja curto, é importante entrar em contato com a Marinha do Brasil. Nesse momento, além de comunicar sobre a sua viagem, você também deve solicitar o boletim meteorológico. Com ele, você vai saber se há previsão de chuva e ventos fortes em alto mar.

Outro cuidado importante, válido especialmente para viagens curtas, é evitar viajar à noite. Como há grande trânsito no litoral brasileiro, infelizmente é comum que ocorram colisões entre embarcações, principalmente quando está escuro e a visão é reduzida.

Manutenção da embarcação

A última das nossas dicas de cuidados que você deve ter antes de velejar diz respeito à manutenção da sua embarcação. É importante fazer periodicamente uma revisão completa de todo o barco. Verificar os revestimentos, por exemplo, é importante para garantir a segurança e o conforto de todos os seus convidados.

Porém, quando você conta com produtos da Kapazi Náutica, dificilmente terá preocupações nesse sentido. Afinal, os produtos são de altíssima qualidade e durabilidade, especialmente quando a manutenção é feita corretamente.

Sobre a Kapazi Náutica

A Kapazi Náutica oferece muito mais do que revestimentos e pisos. Além de toda a qualidade comprovada dos produtos, a empresa também preza pelo conforto e comodidade dos clientes.

Por essa razão, oferecemos suporte completo e fazemos todas as instalações sob medida, com os melhores profissionais de cada região. Ou seja: você não precisa se preocupar com nenhum detalhe, pois nós vamos cuidar de tudo para você!

Quer saber mais sobre os nossos produtos e serviços? Clique aqui e converse com um de nossos especialistas!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s